Trabalhos 2020-21

A Minha Árvore Nativa

Escola Básica e Secundária de Paredes (Paredes)

Ilustração da Espécie:

Nome Científico da Espécie:
Quercus faginea

Nome Comum da Espécie:
Carvalho-português

Memória Descritiva:
Tema: A Minha Árvore Nativa
“As árvores nativas de Portugal são árvores que são originárias do território português.
Estas espécies mostram a riqueza da nossa vegetação. Muitas destas espécies, pertencentes a diferentes famílias, seriam predominantes no nosso território caso não houvesse intervenção humana. Estas são bastante diversas, sendo algumas muito importantes do ponto de vista biológico e ecológico, outras do ponto de vista histórico e cultural e ainda outras do ponto de vista económico. A área de distribuição geográfica das espécies, no seu conjunto, é muito ampla, abrangendo não só todo o território continental, mas também os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
A floresta nativa é um sistema complexo dominado pelas árvores, mas que também integra a restante flora, fauna, fungos e microorganismos.
Algumas das funções e utilizações mais importantes que podemos atribuir à floresta nativa são: Amenização do clima; Manutenção da qualidade do ar; Armazenamento do carbono atmosférico (dependente da idade e tamanho das árvores que compõem a floresta); Conservação da água e do solo; Conservação da biodiversidade; Preservação e melhoria da paisagem; Proteção dos incêndios florestais; Preservação dos valores históricos e culturais; Promoção de atividade de recreio, educativas e de turismo; Produção de bens não lenhosos (frutos silvestres, plantas medicinais e aromáticas, cogumelos, mel, pastoreio); Produção de bens lenhosos (madeira, cortiça).
Garantir a conservação, promoção e gestão da floresta nativa é essencial para promover a sua preservação e, ao mesmo tempo para assegurar o bem-estar e o desenvolvimento socio económico das populações que vivem nos diferentes territórios portugueses.”
Após a leitura e análise deste texto, propôs-se aos alunos das Eco-Escolas que investigassem diferentes espécies autóctones que podemos encontrar na nossa floresta (atividade no âmbito da Brigada da Floresta). O trabalho consiste na Ilustração de uma espécie nativa de Portugal numa folha A4 onde deve estar representado o perfil da árvore (imagem com o tronco e copa da espécie) e um pormenor da mesma, que podem escolher entre: folha, fruto e flor.
Metodologia do trabalho de projeto:
1-Elaboração de um trabalho com recurso a pesquisas on-line;
2-Escolha e identificação de 1 espécie nativa;
2.a- Ilustração da espécie, recorrendo ao desenho e pintura com um material riscador à escolha (lápis de cor, marcadores, aguarelas…);
3-Escolha dos trabalhos a submeter a concurso;
4- Registo fotográfico e publicação do mesmo (colocação na plataforma Eco-Escolas, o desenho de uma espécie Nativa com o respetivo pormenor em formato de imagem e informação do nome científico e comum da espécie).