Trabalhos 2020-21

A Minha Árvore Nativa

Centro Educativo Alice Nabeiro (Campo Maior)

Ilustração da Espécie:

Nome Científico da Espécie:
Olea europaea

Nome Comum da Espécie:
Oliveira

Memória Descritiva:
Campo Maior é uma vila com grande tradição na gestão do olival. Desde a ocupação romana e árabe as oliveiras sempre marcaram a nossa paisagem. Uma oliveira centenária é uma arca do tempo. A sua forma esculpida quer pela natureza, quer pela maestria na poda e na enxertia fazem destas árvores excelentes exemplares naturais. A sua robustez e a sua importância Agrícola e económica levou á fixação de uma dezena de lagares no inicio do século passado. A água da Barragem do Caia, a modernização e a tecnologia agrícola colocam novos desafios ao Concelho de Campo Maior com os olivais super intensivos a crescer a um ritmo alarmante. As ancestrais oliveiras centenárias dão agora lugar a pequenos e frágeis arbustos que em nada dignificam as suas antepassadas.
É um desafio dos nossos tempos! Mesmo assim muitos pequenos produtores resistem e podemos percorrer olivais centenários com a sua geometria larga e ampla entre árvores e sentir a imponência destas resistentes e guardiãs do tempo.
O trabalho foi realizado pelos alunos do 6 º ano do CEAN e é um desenho a lápis de cor tentando ilustrar as curvas e silhuetas das oliveiras ancestrais .

Observações:
Deixamos algumas conclusões:
.O olival é muito importante para Campo Maior, pois muitas famílias trabalham nele,
.Os seus produtos são diversos e muito importantes para a alimentação mediterrânea,
.O azeite possui propriedades químicas especiais que o tornam ácido, gorduroso, e não miscível em água,
.É combustível e pode inflamar a temperaturas altas o que o torna perigoso na cozinha e mais quando misturado quente com água fria,
.O olival tradicional respeita a terra, não gasta recursos como a água e a produção é mais equilibrada permitindo encontrarmos oliveiras centenárias,
.O olival intensivo dura menos anos, a produção é mais rápida mas desgasta os solos, gasta muita água,
.Nas grandes produções intensivas são aplicados herbicidas como o glifosato que é um produto cancerígeno.
.Nos últimos anos o olival e a produção de azeite cresceu muito na nossa vila.