Trabalhos 2019-20

Handsprint pela Floresta

Escola Secundária de Arouca (Arouca)

Projeto/Ação/Atividade:  Viveiro Florestal

Objetivos associados à criação do viveiro:
• Ajudar na reflorestação de espécies autóctones, numa pequena área.
• Reproduzir árvores autóctones.
• Recolher, selecionar e organizar informação sobre a área florestal da zona
• Identificar as espécies arbóreas autóctones
• Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da floresta e alertar para os diversos problemas que têm vindo a surgir (espécies invasoras, incêndios, …);

Como foi criado:
Iniciámos o projeto no ano letivo 2018/2019, no âmbito do Domínio de Articulação Curricular de três turmas do 7ºano, por iniciativa dos alunos que escolheram como tema do seu Projeto: “Move-te pela Floresta”. No decorrer das atividades o grupo foi tomando consciência de que a proteção da Floresta só faz sentido se for um esforço perseverante e prolongado no tempo. A equipa pedagógica decidiu, então dar continuidade ao projeto neste ano letivo: 2019/2020.
Professora responsável pelo projeto: Rosa Joana Condesso

Como é cuidado e monitorizado:
No ano letivo de 2018/19 a monitorização foi pouco sistematizada, sendo realizada por professores e alunos à medida que as tarefas se impunham: regar, transplantar e cuidar. Este ano considerámos importante que todos os alunos se envolvessem de forma mais organizada, pelo que foram definidos grupos de trabalho, das 3 turmas, para regar, avaliar o crescimento das plantas, transplantar, cuidar. Alunos e professores iniciaram o preenchimento de uma tabela onde colocaram os dados recolhidos.
No dia 13 de Março, com a evolução da Pandemia e consequente fecho das escolas, distribuímos os recipientes de germinação pelos alunos que se voluntariaram para continuar a “cuidar” do viveiro, em casa. Assim, a monitorização continua, agora dispersa pelo concelho de Arouca!
As plantas que resultaram da sementeira do ano letivo anterior, já transplantadas para vasos maiores, são cuidadas por uma Assistente Operacional cujas funções estão mais direcionadas com o cuidado dos espaços exteriores da nossa escola.

Qual o envolvimento dos alunos no projeto:
Os alunos têm estado envolvidos desde o início do projeto. A escolha do tema partiu deles e participam em todas as tarefas: preparar os materiais para a sementeira; recolher e selecionar as sementes; fazer as sementeiras; transplantar para vasos maiores; regar e monitorizar o crescimento.

Quantos alunos estão envolvidos?
Estão envolvidos 71 alunos de três turmas do 8º ano.

O projeto integra-se no curriculo? De que forma?
Uma vez que o Projeto se desenvolve num espaço e tempo comuns a, pelo menos, 4 disciplinas, existe uma possibilidade real de articulação curricular envolvendo competências transversais.
No ano letivo anterior, no primeiro ano de projeto, estiveram envolvidas essencialmente as disciplinas de: TIC; Inglês; Português; Física e Química, História e Matemática. Este ano, estão mais diretamente integradas: Cidadania, Educação Física, Inglês e TIC. No entanto, dado o tema e as características do projeto, são desenvolvidas aprendizagens no âmbito de outras disciplinas: Geografia, Ciências Naturais e Educação Tecnológica. Destaca-se a disciplina de Ciências Naturais, onde o apoio da docente tem sido essencial.
As aprendizagens essenciais envolvidas são fundamentalmente as relacionadas com os seguintes conteúdos:
- Características da paisagem
- Os ecossistemas
- Comportamento das plantas
- Tipos de solo e clima da região
- Processo de germinação de sementes
- O pH dos solos.
- Fases de desenvolvimento das plantas
- A importância da água para as plantas e das plantas no ciclo da água.
- A utilização sustentável dos recursos naturais
- Proteção da floresta autóctone
- Técnicas de plantio e mudas
- (…)
Este projeto permite ainda desenvolver Atitudes e Valores fundamentais:
- Responsabilidade e perseverança
- Exigência; espírito de iniciativa e cuidado
- Cidadania ativa e relação com a comunidade
- Participação e Espírito colaborativo

Como é feita a divulgação na escola/comunidade?
Os projetos no âmbito da Flexibilidade Curricular são divulgados na página da Escola e em exposições realizadas em dias em que a escola está aberta aos Encarregados de Educação e restante comunidade.

Fotografias: