Trabalhos 2019-20

Árvores da minha Escola

Escola Secundária de Fafe (Fafe)

Modalidade:  A - Inventário/BI das Árvores da escola

Planta distribuição das árvores:

Fichas das espécies:

Documento com todas as fichas da escola:

Memória descritiva:
A Metodologia de trabalho utilizada foi a seguinte: selecionar fontes de informação para proceder à identificação das árvores e arbustos da escola; reunir fontes de informação já existentes sobre os espaços exteriores da escola: inventários anteriores, planta da escola atualizada,...; angariar parceiros e colaboradores para validar o trabalho de identificação de espécies por nós realizado; fotografar todas as espécimes da escola durante o outono/inverno e primavera; localizar as espécies identificadas na planta da escola; enviar às professoras coordenadoras do programa Eco-escolas o trabalho realizado; divulgar o trabalho e partilhar com os outros grupos que estão a estudar as espécies autóctones; elaborar, em conjunto, a proposta para a implantação de novas espécies autóctones nos espaços exteriores da escola.
Desenvolvimento das Etapas para a elaboração do trabalho: seleção de uma app de elevada fiabilidade para ajudar na identificação das árvores e guias de campo; procura e consulta do inventário anterior das árvores da escola, datado de 2003; pedido e obtenção da planta da escola atualizada à Câmara Municipal de Fafe; trabalho colaborativo entre diferentes turmas; sessão fotográfica das árvores da escola realizada durante o outono/inverno 2019/2020; correlação entre o conteúdo do Inventário “A nossa Escola é um Jardim” (2003) e o registo fotográfico de outono-inverno.
A análise do registo fotográfico de outono-inverno e tendo por base o conteúdo do inventário existente na escola, os alunos e os professores envolvidos neste projeto entenderam que seria necessário aguardar pela fotografias que seriam tiradas na primavera por forma a ser possível proceder a uma avaliação mais profunda das espécies e assim serem identificadas com maior fiabilidade, designadamente as árvores de folha caduca. Apesar de já ter sido possível observar o aspeto do tronco de todas as árvores, faltava obter informações do hábito ou forma da árvore, da forma da copa, tipo de folhas, tipos de cones (Coníferas) e tipo de flores e frutos (nas Angiospérmicas). Após este trabalho de identificação seria, então, possível a localização das espécimes na planta da escola.
À data de suspensão das atividades escolares presenciais declarada como medida de contenção da pandemia COVID-19, o trabalho encontrava-se nesta fase: Início do registo fotográfico das árvores da escola na época da primavera, para possibilitar a observação de outros elementos que permitissem aumentar a fiabilidade da identificação; posteriormente far-se-ia a identificação das espécies e em seguida, proceder-se-ia à sua localização na planta da escola. Os intervenientes neste projeto, contavam conseguir concluir esta fase até ao final do mês de Março, para depois submeterem o trabalho final na plataforma do programa Eco-Escolas, na atividade da modalidade A - ”As Árvores da minha escola”.
Pelas razões expostas não foi possível até à data da suspensão das atividades escolares presenciais concluir a identificação de todas as árvores da Escola Secundária de Fafe e fazer a respetiva localização na planta da escola. Esperamos que no próximo ano letivo possamos dar continuidade ao nosso trabalho e assim concluí-lo. Porém, gostaríamos que o trabalho desenvolvido ao longo do presente ano letivo fosse tido em consideração na candidatura da Escola Secundária de Fafe ao galardão da bandeira verde.