Trabalhos 2019-20

Árvores da minha Escola

Escola Sec. D. Sancho I (Vila Nova de Famalicão)

Modalidade:  A - Inventário/BI das Árvores da escola

Planta distribuição das árvores:

Fichas das espécies:

Documento com todas as fichas da escola:

Memória descritiva:
1104 – CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO
AS ÁRVORES DA MINHA ESCOLA
Quando nos foi apresentado este projeto da ECO- Escolas ficamos um pouco reticentes e até em dúvida em relação a que atividade escolher, mas, após algum tempo a falarmos sobre aquilo que podíamos mudar ou até implementar na nossa Escola, chegamos ao acordo de que o mais original e ideal para nós seria escolher a atividade “As árvores da minha Escola”.
Esta atividade consiste na identificação das árvores e arbustos do recinto escolar e para que isto se realizasse teríamos que saber todas as caraterísticas das nossas plantas e como as íamos identificar. Primeiramente, com a nossa professora de Português, Glória Silva, alguém que nos deu uma ajuda imensa durante a realização desta atividade, decidimos que a melhor forma de iniciar seria dar uma volta pelo exterior da Escola e avaliar todo o tipo de árvores e arbustos que víssemos. Tiramos imensas fotos que depois nos ajudaram a identificar as plantas e, algo curioso, descobrimos árvores que nunca tínhamos visto e passamos por sítios dentro do recinto escolar que também ainda não conhecíamos, para não falar do facto que também foi uma oportunidade para estarmos todos juntos fora da sala de aula.
De seguida, com a ajuda da nossa professora de Biologia e Geologia, Lurdes Oliveira, identificamos as árvores e os arbustos, para posteriormente, com o professor de Filosofia, Domingos Manso, tratamos de descobrir o máximo possível em relação às plantas e como é que as poderíamos descrever em poucas palavras, de modo a que esta descrição coubesse numa placa identificativa.
Uma das últimas tarefas foi com a ajuda da professora Glória: determinar qual seria o design das nossas placas, o que não foi muito fácil, mas acabamos por chegar a um acordo. Como o último passo do nosso projeto recorremos à Direção para nos ajudar com orçamentos e empresas onde poderíamos fazer as placas para as nossas árvores, o que não foi algo difícil, pois a Sra. Diretora foi bastante acessível.
Posto isto, é de extrema relevância fazer referência ao objetivo primordial desta atividade que passou por enriquecer ainda mais aquilo que são os espaços verdes e os apontamentos naturais que embelezam a Escola D.Sancho I, para que, com isto, os cidadãos possam contemplar a Escola a partir do exterior, enriquecer a sua cultura através das placas identificativas e mais… para que entendessem que a nossa Escola e os seus alunos valorizam este tipo de atividades ecológicas e estão sempre prontos a aceitar projetos vindos do corpo e da mente.
Para finalizar, gostávamos de deixar um agradecimento especial à Sra. Diretora pela disponibilidade que demonstrou em nos ouvir, à professora Glória Silva por andar sempre de mãos dadas connosco ao longo da atividade, à professora Maria José por toda a ajuda crucial e ao pai do nosso Simão (colega e amigo de turma, da Educação Especial) que disponibilizou da sua empresa todos os materiais necessários para a elaboração das placas.
Não conseguimos colocar as placas identificativas devido à atual conjuntura da Covid-19...