Trabalhos 2019-20

A Minha Árvore Nativa

Colégio da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos (Fafe)

Ilustração da Espécie:

Nome científico da Espécie:
Olea europaea L. var. europaea

Nome comum da Espécie:
Oliveira

Memória Descritiva:
Os alunos da turma foram convidados a fazer uma breve pesquisa sobre as árvores nativas do nosso país. Feita essa pesquisa foi feito, por parte dos alunos do 11.º ano, um percurso pelos jardins do colégio, sendo registadas todas as espécies existentes. Contudo, as fotografias tiradas não cumpriam os requisitos necessários uma vez que, as árvores ainda não apresentavam qualquer rebento. Mesmo assim, os alunos tentaram descobrir, junto dos funcionários mais antigos do colégio, a idade de cada árvore e a que espécie pertenciam.
Os alunos do 10.º ano, após o início do confinamento, quiseram também envolver-se neste projeto. Duas alunas prontificaram-se a realizar as ilustrações de uma árvore nativa, tendo sido a selecionada, a Oliveira. Porém, tendo em conta o encerramento das instituições escolares devido à pandemia de COVID-19, cada aluna procedeu à ilustração de diferentes parâmetros. Uma ficou responsável pela realização da ilustração da espécie nativa, outra pela ilustração dos respetivos pormenores.
Sendo assim, a imagem final resultou de uma montagem para que, ambos os trabalhos, pudessem ser anexados.

Observações:
A presente atividade foi crucial para que os nossos alunos tomassem consciência da importância das árvores nativas do nosso país. Todavia, foi possível verificar que nem todos apresentavam conhecimentos a esse nível, tornando a tarefa de identificar algumas das árvores presentes no nosso colégio um pouco complexa. Contudo, foi muito gratificante verificar o entusiasmo dos nossos alunos com o contacto com o exterior e com a Natureza.
Quanto às ilustrações, após uma breve pesquisa, as alunas, rapidamente iniciaram o trabalho tendo sido, o mesmo, concluído com o sucesso desejado.
Chamo à atenção para o o formato da imagem, tendo em conta que os diferentes elementos do desenho foram realizados por alunos diferentes, sendo que se realizou a junção numa única imagem no final. Isto deve-se ao facto de nos encontrar-mos numa situação excecional,de confinamento, não nos sendo possível partilhar os desenhos em formato de papel.