Trabalhos 2019-20

A Minha Árvore Nativa

Jardim de Infância de Pousada (Vila Real)

Ilustração da Espécie:

Nome científico da Espécie:
Tilia Tomentosa Moench

Nome comum da Espécie:
Tília prateada ou tilia branca europeia

Memória Descritiva:
Existe uma árvore destas no nosso recreio.
Durante as aulas síncronas foram lançados desafios para em conjunto com as familias as crianças pesquisarem na internet para saber o nome científico, o tipo de árvore (folhagem, flor, tamanho e outras curiosidades).
à medida que se faziam descobertas foram comunicando os conhecimentos aos colegas e a minha função foi registar esses saberes.
O último desafio foi observar uma Tilia e as flores em imagem partilhada no ambiente de trabalho e as crianças reproduziram em ilustração. Em grupo elegemos a ilustração a enviar.

Observações:
Pesquisamos sobre a Tilia e aprendemos que é uma árvore elegante de grande porte pois pode medir 15 a 20 metros de altura e tem um tronco liso acinzentado. É muito bonita pois dá umas flores amareladas em forma de coração que cheiram muito bem e costumam ser usadas para infusões que fazem bem à saude. As flores ficam penduradas. A infusão bem quente de chá de tília é boa para baixar a febre, faz bem às gripes e catarros.
Aprendemos que: Alguns povos dizem que é sob a sua copa que aparecem as fadas nas noites quentes de verão.
A maior Tilia em Portugal está em Paredes, tem 22 metros de altura, 24 metros de diametro na copa e são precisos 3 dias e 20 trabalhadores para apanhar as suas flores.
As Tilias pertencem à familia das Tiliaceae, existem mais de 30 espécies e são nativas dos climas temperados do Hemisfério Norte.