Trabalhos 2018-19

Handsprint pela Floresta: Viveiro Florestal

Escola EB Bairro (Vila Nova de Famalicão)

Objetivos associados à criação do viveiro:
A criação do viveiro teve como objetivos: reprodução de algumas plantas para plantar no espaço da Escola/JI; ter algumas espécies para plantação na zona verde adotada pela escola e pertença da Junta de Freguesia; possibilitar o fornecimento de algumas espécies aos interessados da comunidade educativa, para plantação nos seus terrenos.

Como foi criado:
Com sementes fornecidas pelo Gabinete de Sensibilização Ambiental da Câmara Municipal e pelos encarregados de educação e professores foram criados viveiros, utilizando tabuleiros compartimentados, vasos e garrafões de plástico.

Como é cuidado e monitorizado:
O viveiro é cuidado e monitorizado pelos alunos da brigada da floresta e professores coordenadores do Eco-Escolas, com a colaboração de outros alunos dos diferentes anos de escolaridade.

Qual o envolvimento dos alunos no projeto:
Os alunos envolveram-se com muito entusiasmo em todas as atividades relacionadas com o projeto, desde a preparação dos recipientes para o viveiro, rega, plantação de árvores, inventário das árvores da escola, pesquisas e trabalhos em sala de aula.

Quantos alunos estão envolvidos?
Estão envolvidos alunos de todas as turmas.

O projeto integra-se no curriculo? De que forma?
Pesquisando e explorando a importância das árvores, designadamente das diferentes espécies autóctones. Sensibilizar sobre os comportamentos a adotar visando o respeito e preservação da floresta. Partilha e exposição de trabalhos executados.

Como é feita a divulgação na escola/comunidade?
A divulgação é feita através de avisos, partilha de trabalhos entre as turmas, exposições, noticias publicadas na página do Agrupamento (www.aepedome.net).

Fotografias: