Trabalhos 2018-19

Handsprint pela Floresta: Viveiro Florestal

Escola Básica S. Miguel - Milharado (Mafra)

Objetivos associados à criação do viveiro:
- Alertar para a importância da preservação das espécies florestais autóctones;
- Conhecer/ compreender/ acompanhar a processo de germinação de sementes;
-Utilizar as plantas germinadas na reflorestação dos espaços.

Como foi criado:
Foi criado a partir da "doação", pela direção do agrupamento de escolas no inicio do ano letivo, de sementes de pinheiro, a todas as turmas do estabelecimento. Esse foi o ponto de partida e a partir daí até as famílias contribuiram com sementes, que as turmas foram tentando germinar, com o objetivo de utilizar na reflorestação de espaços destruídos pelos incêndios, ou no próprio recinto escolar.

Como é cuidado e monitorizado:
Cada turma foi cuidando, ao longo dos meses, dos seu pequeno viveiro e acompanhando o desenvolvimento das plantas.

Qual o envolvimento dos alunos no projeto:
Os alunos estão ativamente envolvidos, uma vez que são eles que cuidam, com o acompanhamento dos docentes, dos seus viveiros. Foram também os alunos que levaram as suas plantas até uma zona ardida e as plantaram, no âmbito da "Rota pela floresta e pela cidadania", com o apoio da Câmara Municipal de Mafra e da Junta de Freguesia de Milharado.

Quantos alunos estão envolvidos?
285

O projeto integra-se no curriculo? De que forma?
Sim, não só no que diz respeito, mais diretamente, à área de estudo do meio, mas também muito na tónica da educação para a cidadania.

Como é feita a divulgação na escola/comunidade?
A divulgação é feita diretamente pelos alunos quando partilham com as famílias as atividades que fazem na escola. Depois,a mensagem é também divulgada no conselho Eco- escolas aos representantes das autarquias, que nos apoiam, assim como à Associação de Pais. Há também a afixação no recinto escolar, de cartazes elaborados pelos alunos das várias turmas.

Fotografias: