Trabalhos 2018-19

Handsprint pela Floresta: Viveiro Florestal

Jardim de Infância de Vila Nova de Anços (Soure)

Objetivos associados à criação do viveiro:
Construir, de modo participativo, um viveiro arbóreo dentro da escola, visando promover de uma forma prática e construtivista a educação ambiental.
Proporcionar a observação do processo de germinação da semente à planta.
Obter plantas autóctones para a renovação da floresta local no espaço adotada pela “Brigada da Floresta”, constituída por todos os alunos do estabelecimento.

Como foi criado:
Recolha de sementes de pinheiro manso (algumas recolhidas e retirados de pinhas pelos alunos)
Recolha de sementes de carvalho português (pai de uma aluna)
Recolha de bolotas de sobreiro e de azinheira por elemento do Conselho Eco- Escolas.
1º todas foram colocadas em algodão para germinação em momentos diferentes do ano:
• pinheiro manso em outubro
• sobreiro, carvalho português e azinheira em janeiro
2º foram transplantadas para “vasos” pequenos – reutilização de pacotes de leite escolar.
• Pinheiro manso em novembro
• sobreiro em março
• azinheira em maio
3º transplantação para pacotes de leite de 1 L recolhidos junto das famílias dos alunos.
• Pinheiro manso em março
• Sobreiro em maio
Desde o primeiro momento que todas as sementes e plantas estão em cima de uma mesa na sala de atividades de modo a que os alunos possam visualizar o seu processo de crescimento ou não.
Colocação dos tabuleiros em área da sala, arejada e com luz, numa mesa ao acesso das crianças.
Reutilização de tabuleiros de alimentos para germinação no algodão e, mais tarde, depois de germinadas, em embalagens de leite para servir de “vasos”.

Como é cuidado e monitorizado:
Semanalmente e rotativamente há duas crianças que são responsáveis por tratar das plantas. Diariamente observam as mesmas, verificam se necessitam de água e identificam as mudanças ou algo de indesejável com as mesmas. Regam quando necessário.
Frequentemente são elaborados registos gráficos (desenhos) individuais que anotam as transformações que vão ocorrendo no crescimento das plantas.
Curiosidade: em 24 de janeiro colocamos bolotas de azinheiras em algodão. Passados 3 meses os sobreiros já tinham germinado e as azinheiras não. O grupo decidiu continuar a observar e a cuidar. Certo dia observei que um dos responsáveis regou o tabuleiro de modo muito abundante, pensando para mim que provavelmente as bolotas iriam apodrecer. Porém, não fiz intervenção para que pudessem observar o que iria acontecer. Na semana seguinte começaram a irromper e continuam em desenvolvimento.
Monitorização é feita pela contagem de sementes que germinam e não germinam:
15 Pinheiros mansos – 15 germinaram/8 não germinaram
15 Sobreiros - 9 germinaram/10 não germinaram
15 Azinheiras- 9 germinaram/6 não germinaram
15 Carvalho –português – não germinou nenhum

Qual o envolvimento dos alunos no projeto:
Todos os alunos estão envolvidos, todas identificaram as sementes e colocaram-nas no algodão, assim como a transplantação para os “vasos”
Todas são responsáveis rotativamente pelo cuidado das plantas. Dois em cada semana.
O viveiro integra o ambiente educativo diário e sistematicamente é motivo de observação e registo.

Quantos alunos estão envolvidos?
Todos os 19 alunos.

O projeto integra-se no curriculo? De que forma?
Sim, tendo em conta que as abordagens são efetuadas de modo transversal a todas as áreas curriculares da educação pré-escolar.
Por exemplo na contagem de sementes, a abordagem no domínio da matemática, ou na contagem dos dias até à germinação.
No conhecimento do mundo natural numa perspetiva de consciencialização das ações humanas sobre o território, assim como manifestar comportamentos de preocupação com a conservação da natureza e respeito pelo ambiente são integrados no currículo uma vez que o educador proporciona oportunidades frequentes e diversificadas de contacto dos alunos com a natureza, levando-os a observar, conhecer e intervir.
Também na aprendizagem do ciclo de vida da planta, com as atividades experimentais de apanha das pinhas em área próxima do jardim de infância, , retirar os pinhões da pinha, germinar os pinhões transplantar a planta para vasos e mais tarde para a floresta, tudo no mesmo ano letivo sempre com a participação ativa dos alunos.
Também na área da formação pessoal e social, são promovidas aprendizagens de respeito e valorização pelo ambiente natural numa perspetiva de corresponsabilização do que é de todos no presente e tendo em conta o futuro. O desenvolvimento destes valores articula-se e concretiza-se através de aprendizagens realizadas noutra áreas como por exemplo a educação artística e o conhecimento do mundo.

Como é feita a divulgação na escola/comunidade?
A planificação das atividades é realizada com o envolvimento de todos os alunos e as famílias são informadas em momentos diários informais e em reuniões.

Fotografias: