Trabalhos 2018-19

Handsprint pela Floresta: Viveiro Florestal

Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses - EPAMAC (Marco de Canaveses)

Objetivos associados à criação do viveiro:
O objetivo é semear ou plantar árvores pequenas, fazer a recria e posteriormente utilizar estas árvores para reflorestar zonas florestais destruídas na escola, como por exemplo incêndios, florestação de novas áreas e cedência à comunidade para florestação da região.

Como foi criado:
Foi construído um espaço especialmente preparado para a recria de pequenas árvores germinadas, com rega, drenagem e exposição solar adequadas. A sementeira é feita em tabuleiros com alvéolos. Posteriormente são colocados numa estufa de germinação.

Como é cuidado e monitorizado:
O cuidado e a monitorização é feita durante as aulas de produção vegetal e arboricultura.

Qual o envolvimento dos alunos no projeto:
Os alunos das turmas, nas respetivas aulas, envolveram-se com muito entusiasmo no projeto e conceito, sendo os espaços regularmente visitados por turmas de cursos não diretamente ligados à produção.

Quantos alunos estão envolvidos?
35

O projeto integra-se no curriculo? De que forma?
O projeto integra-se no currículo, uma vez que este tema é desenvolvido em várias disciplinas.

Como é feita a divulgação na escola/comunidade?
A divulgação do projeto é feita por publicações pontuais nas redes sociais e por ações no terreno, como o Dia da Árvore, Dia Mundial do Carbono, ações de formação com os bombeiros, associações locais, Quercus, ASPEA, dia Nacional da Agricultura, Etc.

Fotografias:

Vídeo (opcional):
https://www.facebook.com/epamac.oficial/?ref=aymt_homepage_panel&eid=ARDvhE3TbOq911w_ubCegTOEzwpIy1xrKGEDcPhYEnhVx1qSUK2ZLjZyTO1XOu4n1iWMxbUOsKlLV_c0