Trabalhos 2018-19

Handsprint pela Floresta: Viveiro Florestal

Jardim de Infância de Casais de São Clemente (Miranda do Corvo)

Objetivos associados à criação do viveiro:
A implementação de atividades e ações adequadas ao grupo de crianças, que visam a proteção, conservação, renovação e gestão sustentável dos ecossistemas em geral e da floresta em particular. Contribuir para a educação ambiental de crianças e adultos
Contribuir para campanhas de plantação de árvores.
Conhecer e participar no processo de reprodução de espécies autóctones, carvalho, castanheiros, pinheiros mansos e oliveiras.

Como foi criado:
A Brigada da Floresta do Jardim de Infância de Casais de S. Clemente, cuja atividade iniciou no ano letivo anterior, continuou a desenvolver com muito interesse e empenho o projeto. Continuou a ir ao Bosque de “Porto Carro” (re)conhecer, identificar espécies autóctones e recolher sementes para posterior sementeira no JI. Nomeadamente castanhas que este ano letivo recolheram. Um dos nossos parceiros ajudou-nos com a germinação da sementa da azeitona.
As crianças continuaram a cuidar das árvores do viveiro, dos carvalhos, dos pinheiros mansos que trouxeram de Mafra, Dia Bandeiras Verde.
Continuaram a explorar, a visitar o espaço natural adotado perto da escola, o bosque de Porto Carro, que (re)conhecemos e exploramos a mata, a vegetação, o tipo de árvores, arbustos, os frutos, as flores, as pegadas de animais, montículos de terra, será que são de toupeiras... Conhecemos o ribeiro, a ponte romana, os caminhos, a fonte.

Como é cuidado e monitorizado:
A Brigada da Floresta continua o seu trabalho na Maternidade e no berçário de Árvores, e procede ao transplante dos carvalhos, dos pinheiros mansos bebés, das oliveiras, dos castanheiros para recipientes maiores, tendo em vista o seu crescimento de forma saudável e consistente, até à ida destas espécies para o seu habitat natural: a Floresta, Tem especial cuidados com os castanheiros bebés, que estão na maternidade dentro do JI, com a sua rega, com a temperatura…gradualmente os castanheiros são trazidos para o espaço exterior, por curtos períodos, sempre com cuidados na exposição solar, procura-se uma sombra, com o intuito de serem transferidos posteriormente para o berçário/viveiros junto das outras espécies. Fomos acompanhando o processo de crescimento das árvores e registando. No próximo ano letivo quando os carvalhos, os pinheiros, os castanheiros e as oliveiras estiverem maiores e preparadas para serem plantados em áreas ardidas.

Qual o envolvimento dos alunos no projeto:
Juntos comprometeram-se a cuidar, regar, amar, e a proteger os berçários/viveiros e a Maternidade dos castanheiros. Para o próximo ano letivo a Brigada da Floresta pretende continuar a explorar, cuidar, limpar, proteger… a partilhar a informação com a comunidade e a chamar sempre a atenção de que…A Floresta que está doente da alma e do coração e precisa de muitos cuidados

Quantos alunos estão envolvidos?
Todos os alunos do JI que são 12.

O projeto integra-se no curriculo? De que forma?
No âmbito do projeto curricular desenvolvido/vivenciado ao longo do ano, o grupo de crianças, desenvolveu e aprendeu em interação com o mundo que o rodeia. Foi encorajado a construir as suas teorias e conhecimento acerca da floresta, das sementeiras, dos ecossistemas,etc Vai compreendendo o mundo quando interage e explora espaços, objetos, materiais e vai percebendo a interdependência entre pessoas e entre estas e o ambiente. Vai compreendendo a sua posição e papel no mundo e como as suas ações podem provocar mudanças, promovendo a responsabilidade partilhada e a consciência ambiental e sustentável. Evidencia-se assim a sua relação com a área de formação pessoal e social.
O grupo de crianças tem vindo a apropriar-se do processo de desenvolvimento da metodologia científica nas suas diferentes etapas: questionar, colocar hipóteses, prever como encontrar respostas, experimentar e recolher informação, organizar e analisar a informação para chegar a conclusões e comunicá-las.
As crianças demonstram curiosidade e interesse pelo que as rodeia, colocando questões que evidenciam o seu desejo de saber mais. Demonstram envolvimento no processo de descoberta e exploração e revelam satisfação com os novos conhecimentos que adquiriram.

Como é feita a divulgação na escola/comunidade?
Produzimos cartazes, panfletos que foram entregues, nomeadamente à população ao longo do desfile do carnaval. Criámos, escrevemos letras que adaptamos a músicas conhecidas, nomeadamente para a festa de natal, desfile de carnaval. Também através do Facebook.

Fotografias: