Trabalhos 2018-19

Árvores da minha Escola

Escola EB de Lameiras (Vila Nova de Famalicão)

Planta distribuição das árvores:

Fichas das espécies:

Documento com todas as fichas da escola:

Memória descritiva:
Inserido no plano de ação do Projeto Eco-Escolas, elaborado no Eco-Conselho, este projeto teve como objetivo dar a conhecer a Floresta Autóctone Portuguesa e recolher informação sobre as espécies arbóreas existentes no espaço exterior da escola. Desenvolvido na disciplina de Desenvolvimento do Plano de Turma, o projeto pretendeu sensibilizar os alunos para a importância da floresta autóctone, levando-os a tomar consciência de problemas como a desertificação, a degradação das terras, a poluição e os incêndios, e estimulando-os na busca de soluções, alterando, assim, comportamentos considerados nocivos para o ambiente.
Começou por uma pesquisa sobre a floresta autóctone, sobre as espécies nativas, tais como, o pinheiro, pinus, o carvalho português, quercus faginea, o castanheiro, castanea sativa, o sobreiro, quercus suber, o pilriteiro, crataegus monogyna, etc. Para cada espécie identificaram-se características de cada uma e a sua origem (nativa ou exótica). Os alunos ficaram a saber a diferença entre plantas nativas e exóticas e quais as que são mais benéficas para o meio ambiente.
Com a ajuda de uma engenheira florestal procedeu-se à identificação das árvores existentes nos espaços exteriores da escola.
De seguida organizaram-se grupos de trabalho para procurar informação sobre as árvores identificadas; nome científico e popular, distribuição geográfica . Um dos grupos ficou com a tarefa de elaborar a planta da escola com a distribuição das espécies inventariadas.
O trabalho decorreu num clima de muita motivação, não obstante as dificuldades encontradas durante a realização das tarefas, nomeadamente na questão do registo da informação e na recolha das imagens pedidas para a apresentação do trabalho.
A atividade foi divulgada na página de facebook da escola e do agrupamento.