Trabalhos 2017-18

Recolha de Sementes

Externato Infantil e Primário - O Beiral (Lisboa)

Memória descritiva:
Recolha de sementes
A recolha e germinação de sementes de árvores, arbustos e herbáceas são uma prática recorrente nas aulas de “Horta” no Beiral. Ao longo do ano letivo recolhemos, secámos, limpámos, identificámos e armazenámos todas as sementes disponíveis no recinto da escola (cerca de 20 espécies diferentes). Fizemos assim uma coleção de sementes de diversas formas, tamanhos e cores: um Index Seminun da Escola Beiral. Mapeamos o jardim, localizando as espécies arbóreas que produziram sementes e colocámos, na sua localização no mapa, um pequeno saco identificado com as respetivas sementes. Todos os materiais plásticos utilizados no processo resultam da reutilização de embalagens.
Fizemos ensaios de germinação em ambiente controlado com algumas sementes para conhecer o seu grau de germinação e observar as suas diferentes caraterísticas e comportamentos.
Algumas das sementes recolhidas foram semeadas para produção de plantas na Escola (por exemplo, manjericão, manjerico, salsa, coentros, nabiça, tagetes, girassol, feijão e abacateiro). Muitas destas plantas foram vendidas na feira anual de jardinagem que a escola organiza para as famílias.
A recolha de sementes é uma prática que queremos tornar numa rotina pois aumenta a consciência relativa à sustentabilidade da escola e à conservação das espécies. Aliás, esta sensibilização tem sido de tal forma eficaz que muitos alunos levaram esta prática para casa e trouxeram, por sua própria iniciativa, sementes para as aulas de “Horta” (por exemplo, abóbora, tamarilho, entre outros)
Nota: No PPT em que se aprestam as evidências as opiniões dos alunos e as suas idades são verdadeiras e o nome é fictício.

Registo fotográfico: