Trabalhos 2017-18

Outras Atividades envolvendo a Brigada na Floresta

Escola EB 2,3/S Josefa de Óbidos (Óbidos)

Título:
Reflorestação de uma área ardida no Concelho de Óbidos

Memória descritiva:
O Programa Eco – Escolas é desenvolvido na E.B. 2,3 / S Josefa de Óbidos desde o ano letivo de 2014 / 2015.
No presente ano letivo 2017 / 2018, a turma 9º B e a sua Diretora de turma Professora Marta Silva, disponibilizaram – se para serem uma turma Eco – Escolas, acedendo ao convite da Mediadora de Conflitos Mara Marques.
O Concelho de Óbidos foi um dos concelhos do nosso país que em Outubro de 2017 sofreu a perda de muitas zonas verdes, devido aos vários fogos que assolaram algumas freguesias. Tendo em conta que o tema deste ano era a Floresta, a turma decidiu que iria dedicar – se ao projeto da “ Brigada da Floresta “.
A turma foi dividida em grupos para pensarem quais as atividades que poderíamos dedicar a este tema e rapidamente, se decidiu que seria importante reflorestar algumas das áreas ardidas na zona das freguesias de Olho Marinho e Cesaredas.
Então, novamente em grupos, foram pensadas as várias etapas e tarefas que este projeto de reflorestação requeria. Entre outras coisas, tínhamos de saber a quem pertenciam os terrenos ardidos; e tínhamos de arranjar quem nos doasse as árvores para plantar.
A turma pediu a colaboração do Município de Óbidos e prontamente se disponibilizou para ajudar, o Engenheiro Nuno Machado do Gabinete de Intervenção Florestal. Ajudou – nos a escolher que áreas ardidas podíamos reabilitar e neste caso intervimos em terrenos que pertencem ao Município de Óbidos. Para além da escolha do terreno, também ensinou aos alunos quais as formas de plantação e quais as alfaias que seriam necessárias para a mesma.
Os terrenos escolhidos tinham uma área de cerca de três mil metros quadrados, para plantar 150 árvores. São terrenos um pouco sinuosos e com muitas pedras. Neste momento, já sabíamos quantas árvores iríamos necessitar e começamos a contactar alguns viveiros, na esperança de que nos pudessem ajudar!
Conseguimos, depois de muitos contactos, que os “ Viveiros do Furadouro “ nos doassem as árvores que precisávamos; a quem agradecemos muito!!!
No dia 11 de Maio de 2018, fomos até às Cesaredas e Olho Marinho, proceder à árdua tarefa de plantar os pinheiros, num terreno ardido, de difícil acesso e cheio de pedras.
Apesar das dificuldades de um terreno difícil de trabalhar; todos os alunos terminaram esta tarefa, com uma sensação de dever cumprido. Agradecemos a todos os que nos ajudaram a realizar este projeto a que nos tínhamos proposto e esperamos ter contribuído para um melhor ambiente e mais ar puro!
P'lA turma do 9º B

Registo fotográfico: