Trabalhos 2017-18

Outras Atividades envolvendo a Brigada na Floresta

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (VILA VERDE)

Título:
Pedalar por uma causa-Ciclofloresta

Memória descritiva:
O projeto “Pedalar por uma causa” consiste na sensibilização da população escolar do concelho de Vila Verde através da interpretação teatral de uma peça itinerante subjugada ao tema selecionado para cada ano.
O projeto teve início em novembro de 2015 e já cumpriu três edições dedicadas a três diferentes temáticas.
A criatividade é a palavra de ordem e todos os adereços são elaborados pelos alunos, privilegiando materiais reciclados e/ou recicláveis. O grupo de teatro é acompanhado por um conjunto de ciclistas que abrem alas aos “atores por uma causa”.
Em cada ano letivo, a Escola Profissional Amar Terra Verde “pedala” para divulgar a sua mensagem, que chega a cerca de 2700 alunos e 200 professores de várias escolas do concelho de Vila Verde.
As Escolas recetoras integram já esta atividade dinamizada pela Escola Profissional Amar Terra Verde no seu plano anual de atividades e, desenvolvem, na sua comunidade escolar, atividades paralelas que complementam a intervenção levada a cabo pelos “ciclistas e atores por uma causa”.
Paralelamente, e para cada tema, é elaborado um pergaminho com as ideias chave relativamente à problemática em questão. O documento é assinado pelo diretor da Escola Profissional Amar Terra Verde, pelos diretores de todas as escolas visitadas e pelo representante do Município de Vila Verde e é, posteriormente, afixado na Biblioteca Municipal do Concelho, simbolizando a união o compromisso dos agentes educadores em volta de um objetivo comum.
A atividade consiste na encenação de peças originais, escritas, cantadas e dramatizadas pelos alunos da EPATV. O nome Pedalar por uma causa, que ilustra a ideia do projeto, também nos transporta para a vertente de “trabalhar, lutar e unir esforços por uma causa”. A criatividade é a palavra de ordem e os alunos intervenientes são responsáveis pela elaboração dos adereços e materiais de apoio à encenação. Nada é deixado ao acaso e até as músicas são escritas e interpretadas pelos alunos da EPATV.Algumas evidências da atividade:
Evidências:
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=oN-KlEA5zAc&t=8s
jornais, JRA
https://jra.abae.pt/plataforma/video/ciclofloresta-por-uma-floresta-mais-autoctone/
https://correiodominho.pt/noticias/semana-da-floresta-autoctone-de-vila-verde-arrancou-com-peca-de-teatro-ldquo-protecao-da-floresta-rdquo-e-com-a-exposicao-cidades-educadoras/105971

Registo fotográfico: