Trabalhos 2017-18

Outras Atividades envolvendo a Brigada na Floresta

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (VILA VERDE)

Título:
Reflorestação no Dia Internacional Eco-Escolas

Memória descritiva:
A Escola Profissional Amar Terra Verde celebrou hoje, dia 10 de novembro, o Dia Internacional Eco-Escolas, e que, como escola amiga do ambiente, tem dinamizado várias atividades de sensibilização para a proteção das florestas, tentando cumprir o seu papel de educador ambiental. O tema do ano é novamente “Floresta”, devido aos episódios que assolaram o verão português – os incêndios – e que causaram uma destruição maciça de zonas florestais.
Dada a gravidade e amplitude deste problema, torna-se cada vez mais claro que, para além das necessárias medidas a desenvolver e a implementar pelos organismos estatais responsáveis e proprietários florestais, a prevenção e minimização dos incêndios florestais precisa de um profundo envolvimento de todos os cidadãos.
Como o principal objetivo é agir pela proteção dos ecossistemas, as celebrações começaram pela manhã com uma ação de reflorestação em S. Miguel-o-Anjo, na freguesia de Prado S. Miguel, onde foram plantados carvalhos, pinheiros e medronheiros pela comunidade escolar. Esta atividade foi realizada em parceria com a Câmara Municipal de Vila Verde, pois só de uma forma organizada se podem realizar estas ações.
Os alunos, inicialmente, foram sensibilizados para os cuidados a ter ao longo de todo o ano, especialmente antes dos períodos mais críticos, fomentando a preservação e conservação das florestas. Posteriormente, os jovens “arregaçaram as mangas” e procederam à plantação.
De regresso à escola, os alunos assumiram o mesmo compromisso, plantando um castanheiro no jardim da EPATV.
Da mesma forma, foi inaugurada uma Exposição de Realidade Aumentada que pretende criar uma interação com o público, onde, com apenas um dispositivo móvel, os visitantes, focando os vários elementos presentes na tela, visualizam todas as fotografias que integram a exposição. O objetivo primordial desta atividade consiste em abordar a problemática das florestas de uma forma sustentável, ecológica, rápida e atrativa para os nossos jovens.
As fotografias retratam a fauna e flora do Gerês e são da autoria do professor António Cunha, a quem gostaríamos de agradecer a amável cedência e salientar o importante papel que o autor tem desempenhado na divulgação e sensibilização para a preservação das espécies e paisagens desta reserva natural.

Registo fotográfico: