Trabalhos 2017-18

Outras Atividades envolvendo a Brigada na Floresta

Escola Básica e Secundária de Vila Nova da Cerveira (antiga EB 2,3/S) (Vila Nova de Cerveira)

Título:
Criar - Brigada da Floresta

Memória descritiva:
Inspirados no poder da bolota os alunos da EB S. Sebastião de Covas criaram algumas obras de arte.
A criatividade é a capacidade de criar (palavra com origem no Latim “creare”) que significa, produzir, inventar coisas novas ou transformar, inovar sobre algo que existe. A união da arte, que é a expressão do sentimento, da beleza e da harmonia, com a criatividade, que é o processo de criar novas coisas, ou inová-las, eleva a arte para um processo criativo que permite ao homem uma nova expressão.
Com o apoio da D. Regina (mãe/encarregada de educação) os alunos produziram uma gola, um adorno para o pescoço. Uma gola é algo que colocamos à volta do pescoço, para proteger do frio e/ou do vento e que lhe dá um novo visual.
A gola foi produzida com lã virgem que passou por vários processos desde da lavagem, fiar… tingimento com bolotas, até á técnica de tricotar. Como não podia faltar, contém três bolotas que foram elaboradas com recurso ao croché.
Esta gola pode ser usada em casa ou na rua, em festas ou no dia-a-dia e no inverno. Pode ser usada tanto por crianças como por adultos.
A EB de S. Sebastião de Covas construiu uma Maia com rolhas usadas de cortiça e com bolotas feitas em croché para participar na manifestação cultural dedicada à Flor organizada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.
A Maia esteve exposta nos Edifícios Públicos do centro histórica, de 1 a 7 de maio de 2018.
A escola fez um trabalho em croché que fez parte da Exposição Educarte, promovida pelo Município de Vila Nova de Cerveira. Este trabalho inspirou-se no tema “O poder da bolota” e na maravilhosa riqueza florestal da freguesia de Covas. Nele estão representadas as bolotas e as folhas dos Quercus (carvalho-alvarinho, azinheira e sobreiro).
A escola pretendeu consciencializar a população sobre a destruição da floresta autóctone em Portugal, que é constituída principalmente por carvalhos e mostrar algumas possibilidades para a inclusão da bolota na alimentação do Homem.

Registo fotográfico: