Trabalhos 2017-18

Criação de Viveiros Florestais

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)

Memória descritiva:
Na sequência da temática “RECOLHA DE SEMENTES“ tarefa /atividade relativa ao ambiente que ao longo do ano temos vindo a trabalhar, surgiu a par de um viveiro de pinheiros, a construção de uma horta suspensa.
Primeiro decorámos garrafas com carimbagem e pintura para a horta;
… plantámos nos vasos da nossa horta suspensa as ervas aromáticas, regámos e no final registámos a data da plantação e quem semanalmente iria cuidar da nossa horta suspensa…
Noutros vasinhos plantamos os pinheirinhos e acompanhamos o seu pequeno crescimento até os transplantarmos para uma zona florestal da nossa região.
Assim sendo e muito atentos que somos ...uma questão surgiu numa das vezes que fomos fazer a rega.
” No fim de semana não podemos regar? ...e não podemos esquecer da nossa tarefa ...sim porque se não as plantas ficam sem água …”
Sugeri assim ao grupo elaborarmos com material de desperdício (garrafas de plástico) uma forma de regar diferente … REGA GOTA A GOTA, resolvendo assim a questão que tinha em grande grupo surgido.
Material necessário: Garrafa de plástico, paus de espetadas, pico, água.
Como fizemos:
Primeiro pintamos as garrafas, depois fizemos um furo nas tampas das garrafas com um pico, partimos paus de espetadas, enfiamos nos buraquinhos que fizemos nas tampas e enchemos as garrafas com agua, no fim fechámos muito bem. A seguir regámos bastante a terra (senão as garrafas esvaziavam-se muito rapidamente), fizemos um buraquinho no vaso e colocámos a garrafa com a tampa para baixo enfiada dentro da terra.
Assim tudo se tornou mais fácil… encher as garrafas quando íamos de fim de semana, regando sempre que preciso.
Dicas que utilizámos com as crianças para motivá-las em todo o processo:
Planear o que iríamos fazer, tendo como ponto de partida a participação das crianças juntamente com a sua família.
Disponibilizar ferramentas adequadas, em termos de segurança e qualidade, para facilitar todo o trabalho.
Envolvê-los em todas as fases do processo. Manter um registo dos cultivos, observando os resultados e aprender com o que funciona e não funciona. É motivador observar o que fizeram e aprenderem com isso.
Reconhecer o resultado do seu trabalho, sendo o melhor motor de motivação e o segredo para que possam ficar mais envolvidas.
Participaram neste projeto, crianças, pais e avós, bem como a Educadora Elizabete Abreu e a ajudante Isabel Neves que acompanham este grupo de crianças.

Registo fotográfico: