Trabalhos 2017-18

Árvores da minha Escola

Escola EB 2,3 de Briteiros (Guimarães)

Nome vulgar da espécie:
Pinheiro – manso

Nome científico da espécie:
Pinus pinea

Origem:
O pinheiro-manso é uma espécie de pinheiro originária do Velho Mundo, mais precisamente da região do Mediterrâneo. Desde a pré-história, esta árvore é aproveitada como fonte de alimento, devido aos pinhões que produz, sendo uma espécie bastante disseminada.

Data em que foi plantada:
1999

Descreva uma curiosidade sobre a mesma:
O pinheiro-manso pode exceder os 78 metros de altura, embora normalmente seja de menor dimensão - entre 12 e 20 metros. Possui uma forma de sombrinha bastante característica, com o tronco curto e largo, culminando numa copa bastante plana.
O nosso pinheiro manso sempre cumpriu a função de oferecer sombra, no Verão, aos alunos que saíam da aula de Educação Física cheios de calor do esforço da atividade física e que, por este se encontrar mesmo à saída do pavilhão gimnodesportivo e do campo de jogos, convidava - e ainda convida, claro- a sentarem-se à sua sombrinha.
Na aula de carpintaria os alunos, há alguns anos, construíram bancos de madeira para esse efeito.

Nome vulgar da espécie:
Carvalho-português

Nome científico da espécie:
Quercus faginea

Origem:
Península Ibérica, sudeste de França, Marrocos e Argélia.

Data em que foi plantada:
novembro/ março - neste ano letivo

Descreva uma curiosidade sobre a mesma:
Assim como os demais carvalhos, produz a bolota ou landra como fruto, que é usada como alimento por vários animais, como o javali, os esquilos, que muitas vezes as enterram e se esquecem, acabando por ser plantadores naturais da espécie, responsáveis em grande parte pela sua disseminação, onde se destaca o gaio. Os humanos usavam-na na alimentação e ainda se faz pão, licores entre outras receitas.
Todos os carvalhos existentes na nossa escola foram plantados neste ano letivo. Alguns foram oferecidos pela Câmara Municipal e os restantes foram produto da germinação de sementes de bolota que iniciámos em setembro/novembro.


Mapa / planta do espaço exterior do recinto escolar com a localização das árvores e arbustos inventariados: