Trabalhos 2017-18

Árvores da minha Escola

Escola Profissional Vasconcellos Lebre (MEALHADA)

Nome vulgar da espécie:
Oliveira

Nome científico da espécie:
Olea europea L.

Origem:
Em tempos remotos na Ásia Menor, seguindo-se o Egito por 4000 anos, vindo a difundir-se pelo Mediterrâneo. Atualmente é cultivada nas Américas, África do Sul, Japão e Austrália.

Data em que foi plantada:
2016

Descreva uma curiosidade sobre a mesma:
O ramo de oliveira é utilizado como símbolo cristão por a Bíblia referir que a pomba enviada por Noé trouxe um ramo de oliveira como anunciador da misericórdia divina. Também como tradição portuguesa, era costume as noivas levarem o ramo como símbolo de pureza/virgindade.

Nome vulgar da espécie:
Loureiro

Nome científico da espécie:
Laurus nobilis L.

Origem:
Ásia Menor e toda a Região Mediterrânica (Europa/África).

Data em que foi plantada:
2018

Descreva uma curiosidade sobre a mesma:
É essencialmente conhecido pelo seu uso na culinária como condimento, sendo conveniente não confundir as suas folhas com as do loureiro-cerejo que é uma planta venenosa.
Na história antiga, esta árvore era conhecida por ‘Loureiro do Apolo’ e também por ser um símbolo de vitória, dos triunfadores (imperadores, generais, poetas), que eram coroados com ‘folhas de louro’. Mais tarde, na idade média, este tipo de coroação estendeu-se aos artistas e aos sábios, bem como aos doutores, em que a coroa de louro era guarnecida pelos próprios frutos, dando origem à palavra bacharelato.


Mapa / planta do espaço exterior do recinto escolar com a localização das árvores e arbustos inventariados: