Trabalhos 2017-18

Árvores da minha Escola

Escola EB 2,3 João de Meira (Guimarães)

Nome vulgar da espécie:
Castanheiro

Nome científico da espécie:
Castanea satiiva

Origem:
Ainda que a sua origem geográfica continue a ser debatida, criou-se o mito de que teriam sido os Romanos a introduzir esta espécie, bem como o seu cultivo. Contudo, os registos polínicos (ainda que pobres em certos casso) demonstram que há cerca de 7.000 anos já os castanheiros se encontravam bem presentes na flora do Noroeste da Península Ibérica. E se quisermos recuar ainda mais no tempo, é possível afirmar que Castanea sativa terá chegado à Península Ibérica ainda durante o período Neogénico, vindo da Ásia, podendo hoje afirmar-se (de forma provocativa) que esta espécie possui um carácter autóctone.
.

Data em que foi plantada:
2010

Descreva uma curiosidade sobre a mesma:
Pode atingir os 1.800m de altitude. Conta-se que fazia parte da dieta Romana. Pode ser usada para engomar têxteis.Dela se extraiam também os taninos usados na indústria das peles, no Reino Unido foi durante muito tempo usado em cestaria e na produção de carvão vegetal e, nos Estados Unidos, na produção de cosméticos, sobretudo champôs. sabe-se que os gregos dedicavam os castanheiros a Zeus e que foram quem criou o nome “Castanea”, o qual poderá ter tido origem numa cidade Tessalónica designada “Castonis”. Diz-se, ainda, que a deusa Artemísia escapou a Zeus ao transformar-se num castanheiro escondido no meio da floresta e, em certas regiões da Itália, diz-se às crianças que os bebés “vêm das castanhas”.
conta-se que fazia parte da dieta Romana, sendo que os soldados se alimentavam de um puré de castanha antes dos combates, que Alexandre, o Grande terá plantado castanheiros em toda a Europa ao longo das suas campanhas ou que o exército grego sobreviveu durante a sua retirada da Ásia menor (401-399 AC) devido às suas reservas de castanhas.

Nome vulgar da espécie:
Camélia

Nome científico da espécie:
Camellia sinensis

Origem:
Japão

Data em que foi plantada:
7-02-2018

Descreva uma curiosidade sobre a mesma:
Os chás verde, branco, amarelo, oolong, chá pu-erh e chá preto pertencem todos á mesma planta-mãe, chamada Camellia Sinensis (L.) O. Kuntze. Esta pertence à família Tea (Theaceae) na ordem do Ericales e subgênero Thea Camellia (Camellia). Os tipos de utilização significativos das plantas da família Tea são, ao lado da planta do chá (Camellia Sinensis), a oleifera Camellia para a produção de petróleo e várias camélias como plantas ornamentais (Camellia japonica). A grande maioria das variedades cultivadas e cultivares de Camellia sinensis Theaceae pertencem a (L.) O. Kuntze.


Mapa / planta do espaço exterior do recinto escolar com a localização das árvores e arbustos inventariados: