Trabalhos 2017-18

Adoção de um Espaço Natural perto da Escola

Jardim de Infância de Vila Nova de Anços (Soure)

Memória descritiva:
A Brigada da Floresta desde outubro que tinha um espaço da comunidade que poderia adotar. Não existindo um espaço próximo do jardim de infância, o espaço da comunidade que íamos adotar implicava que fossemos transportados pela Camara Municipal de Soure.
O local definido a adotar na comunidade foi decidido no conselho eco –escolas por ser um local muito frequentado pela comunidade e do conhecimento das crianças, dando visibilidade à iniciativa da Brigada da Floresta e contribuindo também, dessa forma, para preservação da floresta e conservação de um espaço que necessita de intervenção. Desta forma unia –se a intervenção das crianças numa vertente pedagógica e também das autarquias locais no âmbito do desenvolvimento da floresta, pretendendo-se uma intervenção concertada e sistémica, planeada do ponto de vista da preservação da floresta autóctone.
Inicialmente, a reflorestação, ou seja, a transplantação das plantas germinadas na sala de atividades, a partir das sementes que recolhemos, esteve prevista para o dia 19 de março, coincidindo com a iniciativa Rota pela Floresta. Porém, nesse dia e no mês seguinte, não foi possível a nossa deslocação ao local porque a estrada esteve interditada devido à chuva que ocorreu entre março e maio.
Finalmente no dia 25 de maio, fomos à Senhora dos Remédios transplantar os pinheiros e carvalho-português.
Na sala havíamos realizado um cartaz para identificar a nossa iniciativa da Brigada da Floresta, cartaz que foi para a tipografia para ser reproduzido em material duradouro para colocar junto do espaço que adotamos.
Para finalizar cantamos o nosso Hino da Brigada da Floresta.

Registo fotográfico: