Os alunos do Agrupamento de Escolas de Gavião comemoraram o Dia Mundial da Árvore, Dia Internacional da Floresta e Dia Mundial da Poesia, no dia 21 de março. A atividade foi planificada e desenvolvida no âmbito do programa Eco-Escolas e decorreu da necessidade referida pelos alunos de existirem mais sombra nos espaços exteriores da escola.

Numa primeira fase, motivaram-se os alunos a escrever uma mensagem (sonhos para o futuro, poemas, pinturas, dedicatórias afetuosas), a guardar na garrafinha da turma e a enterrar próximo da árvore da qual irão cuidar carinhosamente, ao longo da sua permanência na escola. A árvore protegerá as palavras do esquecimento, conectando-as ao Futuro, quando forem “redescobertas” pelos seus autores, num momento que se pretende de magia e afetos. Sugeriu-se o “desenterramento” no final do ciclo em que os alunos se encontram, ou no ciclo seguinte.

Neste dia, as crianças do pré-escolar de Gavião também cantaram e “mimaram” a canção “A Árvore da Minha Escola” no âmbito do seu projeto “S.O.S. Floresta”.

As árvores (amendoeiras, freixos, sobreiros e carvalhos) foram cedidas pela Câmara Municipal de Gavião, que apoiou também os alunos durante a plantação. Os bombeiros municipais colaboraram na rega das árvores para que o processo ficasse completo.