Ontem Cerca de 200 crianças, docentes e funcionários da EB e do Jardim-de-Infância dos Capuchos, Leiria, plantaram vários pinheiros para assinalar o Dia das Florestas.

A doação de brinquedos usados pelos alunos do Jardim-de-Infância e da Escola Básica dos Capuchos (Leiria) teve,este ano, um propósito solidário. Apesar de o objectivo inicial ser a angariação de material para as escolas, a ideia foi mudada logo após os incêndios que deflagraram em Junho no Norte do distrito de Leiria.
Na altura, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola dos Capuchos transmitiu a pais e alunos que o dinheiro angariado com a venda de rifas na quermesse seria então afeto à compra de pinheiros, que seriam depois plantados pelos alunos.
O rumo da história foi mudado com o incêndio de Outubro que devastou o Pinhal do Rei, e teve ontem o seu ponto alto, a propósito da comemoração do Dia Internacional das Florestas – também conhecido como Dia da Árvore.
Ontem, ainda antes das 10h00, as cerca de 200 crianças do Jardim-de-Infância e da EB dos Capuchos já estavam prontas para aprender aquilo que lhes fora ensinado em sala de aula. Na última semana, tiverama oportunidade de aprender mais sobre os pinheiros, regá-los e cuidar deles, para depois serem plantados.
O entusiasmo pela oportunidade de poderem participar numa acção solidária e em plena natureza, num dos talhões do Pinhal de Leiria, era evidente – poder contribuir para a reflorestação de um pinhal que é de todos não tem preço.
“As crianças mostraram muito entusiasmo. Levámos os pinheiros para a escola para poderem sentir maior proximidade”, explicou ao nosso jornal o presidente da Associação de Pais, Ricardo Nogueira, esclarecendo que a GNR esteve também presente para “transmitir alguns valores de proteção do ambiente e para que as crianças percebam que há alguém que protege as nossas florestas”.
Ricardo Nogueira explicou ainda que as ações de sensibilização junto da comunidade escolar são uma forma de consciencialização para a problemática da defesa da floresta contra incêndios, incentivando às boas práticas e ao respeito pela natureza.
Crianças dos Capuchos ‘apadrinharam’ pinheiros no Dia das Florestas
O trabalho em prol do ambiente e da Natureza não se restringe ao Pinhal de Leiria.
Dando seguimento à comemoração do Dia das Florestas, as crianças da escola dos Capuchos foram desafiadas a participar em atividades de escrita e ilustração, essencialmente, na sala de aula.
A Escola dos Capuchos é uma das participantes no projeto Eco-Escolas, um programa internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola. Para isso, as crianças são incentivadas a separar o
lixo e a fazer reciclagem, a reutilizarem materiais para trabalhos (como garrafas de água de plástico) e até a participarem
no cultivo de alimentos na horta da escola, de onde já saíram nabiças para uma sopa confeccionada na escola.