As árvores da minha escola 2019-20

Com esta atividade pretende-se estimular a realização de atividades ao ar livre, no recinto escolar, tendo como inspiração a floresta. As escolas podem participar nas seguintes atividades:

  • Modalidade A – Inventário/BI das Árvores da escola (identificação de todas as espécies arbóreas dentro do recinto escolar); escolas que participam na atividade pela primeira vez.
  • Modalidade B – Ilustração de 4 espécies (ilustração de 4 espécies com o perfil da árvore e um detalhe da espécie: folha, fruito ou flor)

 

Modalidade A: Inventário/BI das Árvores da escola

Após o inventário das árvores (e arbustos), existentes na escola ser enviado para a ABAE, as primeiras 100 escolas (até 21 de março) receberão placas de identificação Brigada da Floresta | Eco-Escolas, preferencialmente de espécies nativas, para serem afixadas junto da respetiva árvore.
As placas são impressas em PLA numa impressora 3D na ABAE  [ ver AQUI ]

Do inventário deverá constar:

  • um mapa/ planta do espaço exterior do recinto escolar com a localização das árvores e arbustos inventariados e ainda outros equipamentos existentes na escola relevantes. Ex: campos de jogos, bebedouros, horta, etc
  • O levantamento fotográfico de todas as árvores identificadas:
  • 2 fotos: árvore (geral- silhueta) e folha/detalhe
  • a identificação de cada árvore/ arbusto fotografado com:
  • o nome vulgar e científico da espécie
  • a data em que foi plantada (se for possível esta informação)
  • a origem (nativa ou exótica)
  • a distribuição (geográfica)
  • uma curiosidade (utilidade…)

Apresentação do trabalho

1. Enviar o mapa/planta da escola com a distribuição das principais espécies inventariadas no espaço exterior da escola, em formato de imagem (.jpeg)

2. Enviar uma ficha por cada árvore, organizando a informação relativa a cada espécie no  ficheiro .ppt que pode descarregar aqui.

Para a apresentação final do inventário, siga os seguintes passos:

a) criar um slide por cada espécie
b) montar em cada slide as 2 imagens (silhueta e folha) e as restantes informações solicitadas
c) após estar concluído o .ppt, gravar novamente utilizando a opção gravar como imagem para todos os slides (o programa cria uma pasta com uma imagem de cada slide)
d) carregar na plataforma para cada espécie, a imagem do slide.

 

3. transformar o anterior ficheiro .ppt em .pdf e carregar igualmente o .pdf na plataforma.

4. Breve memória descritiva: quem e como foi realizado o trabalho/ outras observações.

Nota1: caso não existam árvores na escola, poderão realizar a inventariação de arbustos, ou apenas a planta.
Nota2: o envio de placas identificativas para a escola será relativo a 4 espécies arbóreas / escola e contemplará as primeiras 100 escolas a submeter o inventário.

 Prémios:

4 placas identificativas de espécies nativas a enviar às 100 primeiras escolas que completem a atividade até 21 de março de 2020 (prémio de participação).

Modalidade B: Ilustração de 4 espécies

Esta atividade é dirigida a todas as escolas que já realizaram o inventário das árvores no ano anterior. Consiste na Ilustração de 4 espécies identificadas na escola, numa folha A4 onde deve estar representado o perfil da árvore (imagem com o tronco e copa da espécie) e um pormenor da mesma que podem escolher entre: folha, fruto e flor.

 

Apresentação do trabalho

Colocar na plataforma Eco-Escolas, uma ilustração com cada espécie e respetivo pormenor, da árvore inventariada no espaço exterior da escola, em formato de imagem (.jpeg). Máximo 4 espécies que sejam preferencialmente espécies nativas.

No trabalho deve também ser colocada a informação do nome científico e comum da espécie.

Os trabalhos devem ser inseridos na plataforma Eco-Escolas até 15 de maio.

Prémios:

Nota1: Só podem participar nesta atividade, escolas que já realizaram o inventário/BI das Árvores da Escola