As árvores da minha escola 2018-19

Com esta atividade pretende-se estimular a realização de atividades ao ar livre, no recinto escolar, tendo como inspiração a floresta.
Após o inventário das árvores (e arbustos), existentes na escola ser enviado para a ABAE, as primeiras 100 escolas (até 21 de março) receberão placas de identificação Brigada da Floresta | Eco-Escolas, preferencialmente de espécies nativas, para serem afixadas junto da respetiva árvore. 
As placas são impressas em PLA numa impressora 3D na ABAE  [ ver AQUI ]

 Do inventário deverá constar:

– um mapa/ planta do espaço exterior do recinto escolar com a localização das árvores e arbustos inventariados e ainda outros equipamentos existentes na escola relevantes. Ex: campos de jogos, bebedouros, horta, etc

– O levantamento fotográfico de todas as árvores identificadas:
    – 2 fotos: árvore (geral- silhueta) e folha

– A identificação de cada árvore/ arbusto fotografado com:
    – o nome vulgar e científico da espécie
    – a data em que foi plantada (se for possível esta informação)
    – a origem (nativa ou exótica)
    – a distribuição
    – uma curiosidade

Apresentação do trabalho

 A informação relativa a cada espécie deve ser organizada no  ficheiro .ppt que pode descarregar aqui.
Para a apresentação final do inventário, siga os seguintes passos:
1- montar em cada slide as 2 imagens (silhueta e folha) e as restantes informações solicitada
2- criar um slide por cada espécie
3- após estar concluído o .ppt, gravar novamente utilizando a opção gravar como imagem para todos os slides ( o programa cria uma pasta com uma imagem de cada slide)
4- carregar na plataforma para cada espécie, a imagem do slide
5- transformar o ficheiro .ppt em .pdf e carregar igualmente o .pdf na plataforma.

Nota1: caso não existam árvores na escola poderão realizar a inventariação de arbustos, ou apenas a planta.
Nota2: o envio de placas identificativas para a escola será relativo a 4 espécies arbóreas / escola e contemplará as primeiras 100 escolas a submeter o inventário.

 Sugestão: sugere-se  a possibilidade de conjugarem esta atividade com os eco-trilhos, realizando um pequeno trilho com as árvores da escola.

Prémios:

4 placas identificativas de espécies nativas a enviar as 100 primeiras escolas que completem a atividade até 21 de março de 2019. (prémio de participação).